Centro Cultural da Penha

Programação de Janeiro de 2019

 

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Teia da Vida

“Teia da Vida” traz o tema sustentabilidade a partir de contos e cantigas da tradição oral de diversas culturas. Por todo o mundo, canções e histórias exprimem uma profunda compreensão do universo como algo sagrado a qual todos os seres estão interligados. A “Teia da Vida” celebra a ligação que há entre tudo e todos e nos faz lembrar a importância e a sabedoria do cuidar do universo como algo sagrado a qual todos os seres estão interligados. A “Teia da Vida” celebra a ligação que há entre tudo e todos e nos faz lembrar a importância e a sabedoria do cuidar.

 

Quando: 12 e 16/01/2019 (sábado e quarta)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Brincadeiras no varal

“Brincadeiras no Varal” da Cia Duo Encantado traz um repertório variado brincadeiras de todo tipo, cantigas de roda e de verso, que desde sempre estão presentes na memória e no imaginário da infância. Cada apresentação é única porque o público, através de brincadeiras de escolha, é quem decide quais brincadeiras quer tirar do varal.

Quando: 13/01/2019 às 15h00 (domingo); 29/01/2019 às 14h00 (terça); 02/02/2019 às 11h00 (sábado).

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Show Ninho Musical

No show Fabi interpreta as canções de seu terceiro CD solo, “Ninho Musical” – o primeiro voltado exclusivamente ao universo infantil. Esse CD surgiu inspirado em pesquisas na área de estímulos musicais para gestantes e crianças. "Ninho Musical" traz canções inéditas compostas por Faby – heterônimo adotado por Fabiana a fim de se aproximar mais do público alvo.

Quando: 17/01/2019 (quinta) e 22/01/2019 (terça)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Cavaleiros da Távola Redonda (contação de história)

“Cavaleiros da Távola Redonda”: Como o Mago Merlin criou o grande rei Artur, as histórias da Fada Viviana e as batalhas dos Cavaleiros da Távola Redonda.

Quando: 18, 24 e 30 /01/2019

Horário: 14h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

A Fabulosa Charanga dos Excêntricos

“A Fabulosa Charanga dos Excêntricos” é uma banda composta por palhaços e palhaças excêntricos que são responsáveis pela trilha musical e sonoplastia desse grande espetáculo. Os cômicos da Charanga tocam trombone, trompete, saxofone, surdo e repiques e também instrumentos inusitados. Além da performance do sensacional homem-banda!

Quando: 19/01 e 26/01

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Anderson para Todos (contação de história)

Contação de história: “Anderson para Todos”: Duas histórias desse grande autor: “A Roupa Nova do Rei”, que narra a história de um Rei enganado por dois alfaiates até descobrir a farsa perante todo o seu reino. A outra história é a “A Vendedora de Fósforos”, uma garotinha que é obrigada a vender fósforos até seu reencontro com a sua avó.

Quando: 27/01/2019 às 11h00; 01/02/2019 às 14h00.

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Teatro para bebês

É um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês, crianças e pais e um meio de introdução da criança no mundo da arte. Com forte interação com os pequenos, Faby o passarinho cênico Leco representa a peraltice e a irreverência que todos carregamos quando crianças. Leco ajuda Faby a retratar o medo que sentimos do medo, ajuda a retratar a alegria que sentimos por vencê-lo e assim poder partir para o voo. A interação com a plateia, faz com que os pequenos participem do espetáculo.

Quando: 20/01 e 26/01/2019

Horário: 11h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Oliver Twist - Circuito Municipal de Cultura

Adaptado da obra literária homônima de Charles Dickens, “Oliver Twist” relata as aventuras de um garoto órfão que vive à deriva na sociedade inglesa do século XIX.

 

Quando: 26/01/2019 (sábado)

Horário: 16h

Valor: Gratuito

Classificação indicativa: 6 anos

Acessibilidade para cadeirantes

 

O Príncipe Du' Azul - Circuito Municipal de Cultura

O Príncipe du’Azul é um grupo que se dedica a fazer músicas especialmente para crianças, com enredo, linguagem e sonoridade adequadas ao público infantil. O grupo é composto por um sexteto, onde todos tocam instrumentos e cantam, levando uma sonoridade que passa pelo o reggae, pelo côco, xote e ciranda. No show, além de executar músicas, o grupo conta histórias do Principe Du’Azul, um golfinho que foi ao mundo dos homens e mulheres para aprender e levar mensagens de Amor. As músicas são permeadas por performances teatrais interagindo com o público, que dão corda para dançar, saltitar e sonhar, despertando sentimentos nobres como a Alegria, a Amizade, a Solidariedade, a Compaixão, a Verdade, a Veneração, o Respeito, o Amor pelo próximo e pelos elementos da Natureza.

 

Quando: 27/01/2019

Horário: 15h00

Valor: gratuito

Classificação: livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Cozinhando Música para crianças

O projeto Cozinhando Música conhecido por promover boa música e gastronomia brasileira, ganha no mês de janeiro uma versão exclusiva para crianças. Os pequenos poderão curtir músicas especialmente tocadas para eles, além de pratos deliciosos que dão água na boca. Muita diversão e gostosuras!

 

Quando: 27/01/2019

Horário: 16h00

Valor: gratuito

Classificação: livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Músicas de Oz (musical infantil)

Nesse projeto o músico Marcus Alcantarilla convida os artistas Anne Pelucci e Fagner Saraiva para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais, bonecos e adereços fantásticos fazem parte desse espetáculo... O público é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.

Quando: 31/01/2019

Horário: 14h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Circo do Jiló (Circo)
O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar? Em “Circo do Jiló”, nosso faxineiro é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer... Cenas clássicas de circo como “A Mosca” e “A Orquestra” fazem parte desse circo improvisado que traz o público para a cena e juntos fazem o espetáculo acontecer.

Quando: 02/02/2019

Horário: 16h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

CINEMA

Cine especial férias

A programação do cinema no CCP no mês de janeiro será voltada para a criançada. Serão exibidos animações, filmes e curtas de diretores brasileiros consagrados. A programação é toda gratuita.


Especial animação infantil

Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água

Sinopse: Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Diretor: Fernando Miller. Gênero: Animação. Duração: 10 min

 

Dayane e Zé Firo

Sinopse: Conta a história de Dayane, uma menina que não tem brinquedos nem amigos, mas que, como toda criança, quer brincar. Um dia, quando a solidão começava a apertar o coração de Dayane, Zé Firo, o vento menino, veio brincar com ela.

Direção: Marta Kawamura. Gênero: Animação. Duração: 11 min.

 

Josué e o pé de macaxeira

O filme conta história de um menino que troca seu burro por uma “macaxeira mágica”, e é uma adaptação brasileira para o velho conto de João e os feijões mágicos que o levam a um mundo fantástico.

Direção: Diogo Viegas. Gênero animação. Duração: 12 min

 

Um Lugar Comum

Sinopse: Em "Um Lugar Comum", como em qualquer praça ou parque, Marina e Zezé se conhecem e juntos plantam uma árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade. O filme acompanha o crescimento e o desencontro das crianças ao longo dos anos neste mesmo lugar comum.

Diretor: Jonas Brandão. Gênero: Animação. Duração: 9 min

 

Mocó Jack

Sinopse: Animação que narra as aventuras do jacaré, Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de um contrabandista de animais. Nascido

diferente de seus irmãos, Jack, possui caráter exótico o que o transforma em um grande prêmio para o caçador. Jack sabe se esconder e mimetizar o que o ajuda a salvar seus amigos.

Diretor: Luiz BoTosso, Thiago Veiga. Gênero: Animação. Duração: 11 min

 

Josemildo

Sinopse: Josemildo é um menino de origem muito humilde que com oito anos de idade já trabalha para ajudar sua família vendendo doces nas ruas do centro da cidade. Responsável e obediente, trabalha duro e não tem tempo para brincar, correr, se divertir e estudar. Isso faz de Josemildo uma criança distante e de certa forma triste. Apesar da pobreza presente em sua vida, a riqueza da sua imaginação alimenta seus sonhos e desafia seus princípios, levando-o à uma emocionante aventura no interior de uma loja de brinquedos.

Direção: Walkir Fernandes e Eduardo Gameiro. Categoria: animação. Duração: 5 min.

Quando: 17/01 (quinta-feira)

Horário: 11h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

O Grilo Feliz

No desenho animado, Grilo Feliz é um dos habitantes de um pequeno povoado de insetos da floresta amazônica. É o sábio da região, sensível e protetor. Músico, toca canções numa viola de casca de amendoim para animar seus amigos da floresta. Também é o líder natural de uma turma que luta contra a destruição do verde e preza a liberdade. O lado mal nesse universo apresenta-se na figura de Maledeto, um lagarto ignorante e ambicioso que não respeita a natureza e ainda por cima proíbe a música na floresta, o que afeta o Grilo Feliz.

Direção: Walbercy Ribas. Categoria: animação. Duração: 80 min

Quando: 18/07 (sexta-feira)

Horário: 11h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

Especial curtas infantis

Raul da Ferrugem Azul

Sinopse: O que você faria se descobrisse que seu corpo está ficando coberto de ferrugem? E se a ferrugem fosse azul? Pois é exatamente isso o que se pergunta Raul, que de repente percebeu que seu corpo estava ficando coberto de manchas estranhas...

Diretor: Gabriel Costa. Gênero: Ficção/ Infanto-juvenil. Duração: 31 min

 

O Mistério do Cachorrinho Perdido

Sinopse: Três crianças acham um cachorrinho perdido, se envolvem em uma grande aventura.

Diretor: Flávio Colombini. Gênero: Ficção. Duração: 23 min

Quando: 24/01/2019 (quinta-feira)

Horário: 11h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

O ano em que meus pais saíram de férias

Do mesmo diretor de Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburguer, conta a história de uma viagem inesperada. Os pais de Mauro precisam viajar e por não ter com quem deixar o filho, resolvem pedir para o vizinho judeu, o velho Shlomo para cuidar dele. O filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970. O filme com duração de 1h40 foi lançado em 2001.

Quando: 31/01/2019 (quinta-feira)

Horário: 11h

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

Acessibilidade para cadeirantes

 

TEATRO

 

MEDEA MINA JEJE

Considerado excelente pela Folha de S. Paulo, que afirmou tratar-se de um “monólogo poderoso, pautado por escolhas dolorosamente poéticas”, MEDEA MINA JEJE é uma releitura do clássico Medeia, de Eurípedes, um poema cênico no qual Medea, uma mulher negra escravizada na Vila Rica de Nossa Senhora de Ouro Preto, nas Minas Gerais do século XVIII, narra o sacrifício de seu filho Age.

Quando: 12/01 (sábado); 13/01 (domingo)

Horário: Sábado 20h00. Domingo 19h00

Valor: Gratuito

Classificação: 14 anos

Duração: 40 minutos

Acessibilidade para cadeirantes

 

Fuente Ovejuna

A peça narra o drama dos cidadãos do pacato vilarejo Fuente Ovejuna (“fonte das ovelhas”, em português), que sofrem com a tirania e as injustiças de um militar, um jovem comandante que foi enviado ao local para protegê-los de possíveis ameaças. O abuso de poder e as desonras desse tirano que maltrata a população, provocam a revolta dos moradores da vila, que clamam por vingança. É uma peça sobre política. Tem a ver com o Absolutismo da época, mas também tem a ver com os dias atuais. Após o espetáculo haverá bate-papo entre atores e público.

Quando: 19/01 (sábado). 20/01 (domingo)

Horário: Sábado 19h00. Domingo 18h00

Valor: Gratuito

Classificação: 14 anos

Duração: 110 minutos

Acessibilidade para cadeirantes

 

CURSOS E OFICINAS

 

Oficina de cultura popular para público idoso

As brincadeiras de roda e de versos estão relacionadas à cultura popular e nos remetem a uma memória ancestral e comum a vários povos: africano, indígena e europeu. E também nos trazem a reflexão sobre a importância de se manter vivo e pulsante este rico imaginário. Para o público idoso, a vivência destas brincadeiras pode servir como um agente de ressignificação da infância, uma maneira de re-viver, re-inventar e dar novos sentidos poéticos para as memórias de sua infância.

Oficineiro: Rosita Flores

Quando: 16/01, 23/01, 30/01 (quarta)

Horário: 10h às 13h

Valor: Gratuito

Classificação: acima de 60 anos

 

Oficina circo para crianças

A oficina pretende levar para os alunos o conhecimento de números circenses: malabares, acrobacia, ilusionismo e palhaçaria. Deixando claro a importância do ponto de vista do artista para a criação de números circenses. O objetivo é desenvolver a capacidade criativa do aluno na construção de números circenses, através de exercícios práticos e jogos de improvisação, uma forma de levar o aluno ao reconhecimento pratico das habilidades que compõe o oficio do artista circense e o lapidar da sensibilidade para a expressão desta arte.

Oficineiro: Giba Freitas

Quando: 20/01 e 23/01

Horário: 14h00 às 16

Valor: Gratuito

Classificação: acima de 6 anos

 

Oficina de brincadeiras tradicionais

Brincadeiras Tradicionais - Transformando as brincadeiras em exercícios físicos, exercitar a coordenação motora, o trabalho em equipe, incentivar esta maneira completa de agregar valores e virtudes ao indivíduo.

Oficineiro: Giba Freitas

Quando: 19/01/2019 (sábado)

Horário: 11h00 às 13h00

Valor: Gratuito

Classificação: acima de 6 anos

 

Oficina de brinquedos recicláveis

Brinquedos Recicláveis - Utilizando materiais considerados lixo para a confecção de brinquedos e personagens para criação de histórias. Oficineiro: Giba Freitas

Quando: 27/01/2019 (domingo)

Horário: 11h00 às 13h00

Valor: Gratuito

Classificação: 6 anos

 

Oficina de criação de livros

Criação de Livros - Estimular as crianças na criação de seus próprios livros, incentivar a imaginação no desenvolvimento das histórias e ilustrações.

Oficineiro: Giba Freitas

Quando: 02/02/2019 (sábado)

Horário: 11h00 às 13h00

Valor: Gratuito

Classificação: 6 anos

 

Oficina bijuterias em concreto e resina

A Oficina Bijuterias em concreto e resina tem como foco realizar ações com confecção e montagem de joias utilizando materiais como o cimento, resina, pigmentos e acessórios de montagem. Destina-se a iniciantes na área da joalheria com interesse em técnicas manuais, desenvolvendo mostras de processos/resultados. É composta por 4 aulas com 4 horas de duração para cada aula, 1 vezes por semana, totalizando 16 horas de carga horária.

Oficineira: Camila Alvarenga

Quando: 19/01, 26/01, 02/02 e 09/02 (sábado)

Horário: 10h00 às 14h00

Valor: Gratuito

Vagas: 10

Classificação: 6 anos

 

EXPOSIÇÃO

 

NÔMADA: ARTE AFRICANA SEM FRONTEIRAS

O Artista Plastico, Paulo Chavonga, traz com 18 obras de arte africana, um retrato sobre a realidade de trabalhadores e trabalhadoras de ÁFRICA na cidade de São Paulo, uma exposição que abre as portas para que nasça um novo olhar de esperança sobre a gente africana no Brasil, um ato de coragem e desejo de diálogo, através de uma memória visual sobre África e os africanos, estimulando a vivência dos imigrantes africanos na dinâmica cultural da cidade e a expressão pessoal das percepções sobre África no Brasil. A exposição acontecerá no Centro Cultural da Penha entre os dias 20 de Janeiro e 30 de Março de 2019. Com entrada franca e livre para todos os públicos.

Quando: 20 de Janeiro e 30 de Março de 2019 – terça à domingo

Horário: das 10h às 22h (horário sujeito a alteração)

Valor: Gratuito

Classificação: livre




Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 - (11) 2295-0401
www.facebook.com/ccdapenha