Civilização maia chega ao Shopping Penha

 

Mais de 45 itens entre réplicas de objetos, estátuas e utensílios da arte maia

De 12 a 28 de julho, no Piso 1


O Shopping Penha abre as portas para receber uma mostra histórica. Os Maias - civilização e cultura na América pré-colombiana leva réplicas de objetos, estátuas, utensílios e relevos da arte maia para dentro do empreendimento, numa verdadeira viagem cultural. Entre os cerca de 50 itens expostos, encontram-se ainda cartazes didáticos informativos sobre a civilização maia antiga e contemporânea. Localizada no Piso 1, o público confere a bela exposição de 12 a 28 de julho.

 

O objetivo da mostra gratuita gira em torno de resgatar a cultura dos que viveram no continente antes da chegada dos europeus, chamados de Povos Pré-Colombianos. Na América Central, o povo que mais se destacou foi o Maia, com suas grandes construções em pedra e uma arte refinada, movidas por uma religião fascinante, avançados conhecimentos científicos, como na área da medicina e da astronomia, e estruturas político-administrativas que permitiram sua existência por séculos.

 

Haverá, ainda, venda de lembranças como miniaturas das peças expostas e chaveiros.

 

Confira abaixo algumas obras da exposição Os Maias - civilização e cultura na América pré-colombiana:


DEUS DO MILHO

 

Os deuses criaram a humanidade com o único intuito de terem quem os venerassem.  Primeiramente, usam o barro e depois a madeira como matéria para criar os homens, mas as tentativas não deram bons resultados: o primeiro se desfez e o segundo não tinha alma. Assim, todos os deuses maias se reuniram e criaram os homens a partir do milho.

Isso explica a variedade de divindades denominadas deus do milho, já que todas haviam criado os homens a partir do milho. O mais relacionado a este culto era Hun Hunahpu , pai dos heróis gêmeos. Segundo a lenda ele desceu aos infernos e foi morto pelos deuses do submundo maia. Seus filhos vingaram sua morte e ele renasceu como milho germinando dentro do casco de uma tartaruga – simbolizando o homem surgindo na terra. A cabeça do deus  aqui apresentada, foi encontrada em escavações no templo 26 em Copan.

TRONO  DO  JAGUAR

Arqueólogos mexicanos descobriram uma câmara oculta durante a restauração da pirâmide de El Castillo em Chichen Itzá na década de 1920-1930. A câmara pertencia a uma pirâmide mais antiga, coberta por uma nova estrutura posterior - costume dos maias de construir sobre estruturas antigas.

Nessa câmara, encontraram o trono de pedra, pintado de vermelho com incrustações de jade, representando a pele do animal. A boca está aberta com expressão ameaçadora, reforçada pelos dentes e olhos esbugalhados. Aqui sentava-se o governante de Chichen Itzá – um grande centro maia-tolteca. Essa cidade parece ter sido abandonada por volta do ano 1.200 d.C.

 

VASO COM CENA  DE  PROCEDIMENTOS 

Um casal nobre, elegantemente vestido, se prepara para dançar. O artista retratou as formalidades dos gestos do par, ao desenhar apenas o calcanhar levantado da dama. Ele apresenta um toucado ornamentado com plumas e uma cabeça de jaguar. O homem que fica entre os dois pares - que são os mesmos representados, é um servo, que tem nas mãos um bastão, símbolo do seu status. 600 – 900 d.C.. Fim do período clássico.

 

 

Serviço

Exposição Os Maias – civilização e cultura na América pré-colombiana

Data: de 12 a 28 de julho de 2013

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h; aos domingos e feriados das 14h às 20h

Local: 1º Piso – Próximo ao elevador panorâmico

Endereço: Rua Dr. João Ribeiro, nº 304, Penha.

Telefone: (11) 4003-7210

Serviço Gratuito

www.shoppingpenha.com.br