Shopping Penha realiza campanha contra a hepatite C


Engajado em reforçar os cuidados que a comunidade deve ter com saúde e qualidade de vida, o Shopping Penha oferece, a partir do próximo sábado, um balcão com informações e testes gratuitos para detectar a hepatite C. Em parceria com o Laboratório Roche, a ação permanece até o dia 19 e tem como objetivo alertar a população sobre a doença, transmitida pelo vírus VHC.

Pessoas entre 30 e 59 anos ou que apresentem algum fator de risco para a doença poderão realizar gratuitamente o teste, para o qual é necessária a coleta de sangue por meio de um furo no dedo. O resultado fica pronto em aproximadamente dez minutos e, caso seja positivo, o paciente recebe orientações e é encaminhado para tratamento com médicos especialistas.

“É uma satisfação oferecer esse serviço à comunidade. Estamos cientes da importância da conscientização sobre o vírus da hepatite C e dispostos a ajudar na campanha”, ressaltou a gerente de Marketing do Shopping Penha, Gislaine Dermonde.

A hepatite C é assintomática na maioria dos casos, ou seja, o portador não apresenta sintomas após a infecção pelo vírus. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas pela hepatite C e, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado.

Hepatite C
O vírus HCV, causador desta forma da doença, é transmitido pelo contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates.

Fatores de risco
Usuários e ex-usuários de drogas que compartilhavam agulhas ou instrumentos para uso de drogas inalatórias, ex-atletas que dividiam medicamentos com seus companheiros (como injeções de energéticos, vitaminas e outros), têm maiores chances de estarem com o vírus da hepatite C. Além disso, todas as pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1992, inclusive transplantados, podem estar infectadas. Antes dessa data, o sangue das doações não era analisado para detecção desta forma de hepatite.

Serviço
Campanha contra a hepatite C
Local: brinquedoteca, 1º Piso próximo ao elevador panorâmico
Data: de 06 a 19/10
Horário: de segunda a sábado das 11h às 19h, aos domingos e feriados das 14h às 20h
Idade para participar: Pessoas entre 30 e 59 anos podem fazer gratuitamente o teste
Endereço: Rua Dr. João Ribeiro, nº 304, Penha, zona leste de São Paulo
www.shoppingpenha.com.br