FOTOS

Barba, independente do tamanho, é necessário cuidar

 

A partir do momento em que você decide cultivar a sua barba e integrá-la ao seu visual, é necessário que você tenha os cuidados para que ela fique higienizada, hidratada, bonita e saudável. Além da parte estética, uma vez que a barba quando não é bem cuidada passa uma impressão diferente daquela que você deseja transmitir, ela pode acumular resíduos que vão irritar a sua pele e até mesmo provocar mau cheiro.

A barba não é um acessório que você pode substituir quando quiser. Ela faz parte do seu conjunto e precisa de tanta atenção com os cuidados que envolvem a higiene quanto as demais partes do seu corpo.

O pelo possui como função filtrar os raios ultravioletas que são emitidos pelo sol. No caso da barba, ela serve para aquecer e proteger o rosto, além de filtrar o ar da respiração - assim como os pelos localizados dentro do nariz. Esse papel de filtro faz com que a barba retenha sujeiras que não são inaladas pelo organismo, portanto é importante que você higienize a sua barba para assim livrar-se dessas partículas que podem ser nocivas.

A barba acumula, inclusive, as bactérias expelidas pela boca. No caso de um resfriado ou gripe, essas partículas podem ficar acumuladas na barba. A presença de agentes estranhos na barba pode deixar a pele oleosa, o que favorece o surgimento de acne, caspa e seborreia.

 


Quais produtos devo usar?

Sabonete Neutro - O sabonete neutro pode ser utilizado para higienizar a sua barba. Ele ajuda no combate contra as bactérias, porém ele se limita a isso. O ideal é que você busque por uma solução que não seja paliativa e que proporcione mais benefícios.

Sabonete Esfoliantes - Esse tipo de sabonete, além de higienizar a barba, faz uma esfoliação na pele. Ao esfoliar a pele, os poros por onde os pelos nascem são desobstruídos e isso permite que eles cresçam mais saudáveis e com mais rapidez. O sabonete de carvão ativado, por exemplo, tem propriedades bactericidas e exerce também um papel muito importante, principalmente para peles oleosas e acneicas. 

Shampoo para Barba - Próprio para a barba, criado especificamente para a limpeza dela, esse shampoo higieniza os fios e não resseca a pele. Diferente dos shampoos para cabelos, as propriedades do shampoo para barba são focadas no combate às impurezas que estão presentes na barba.

Cada barba possui as suas particularidades, assim como cada um de nós tem as suas necessidades. Sendo assim, existe um shampoo para cada tipo de barba e necessidade. Encontre o shampoo para barba que se encaixa no seu perfil: Barba escura, Barba negra, Barba loira e ruiva, Dois em um, para barba e cabelo

Agora que você já sabe os benefícios de limpar a barba e como fazer a higienização correta dela, essa é a chance de avançar mais um passo na escala evolutiva dos cuidados com os pelos do seu rosto. Se você já ouviu reclamações e queixas da sua companheira de que a sua barba espeta, machuca ou parece uma palha velha e sem graça, a hidratação é a solução para que os seus fios fiquem vigorosos e agradáveis ao toque.

Isso é fato: a barba hidratada deixa a sua aparência melhor. Além disso, quanto mais longa for a sua barba mais ressecada ela tende a ficar. Isso acontece porque os pelos ficam mais distantes da fonte natural de hidratação, ou seja, da pele.

Os condicionadores de cabelo, por exemplo, deixam a barba macia por um curto período de tempo e à medida em que você vai usando, a tendência é que os fios fiquem cada vez mais secos e ásperos. Além disso, os condicionadores de cabelo não foram feitos para hidratar a pele do seu rosto.

Para que a sua barba fique hidratada da maneira correta, dê preferência para os produtos que foram desenvolvidos para esta finalidade.

Loção Pós-Barba - Além de hidratar os fios da barba, a loção pós-barba também deixa a pele com uma sensação refrescante.

Balm para Barba - A função do balm é fazer uma hidratação profunda na pele que ao mesmo tempo permita deixar a barba macia, sem coceira e irritação. Por ser uma proteção extra para a pele, pode ser usado em substituição à loção pós-barba. 

Óleo para Barba - O óleo para barba é uma espécie de condicionador especial cuja função é a de deixar os pelos mais macios e com uma aparência mais saudável.

 


Sua composição é feita com a mistura ideal de elementos que garantam o equilíbrio entre hidratação, condicionamento, maciez e brilho. Além de evitar a caspa, o óleo para barba facilita até mesmo o pentear dos fios.

Uma das melhores opções de Óleo para Barba entre os nacionais é o da marca ComBarba, que preza muito pela qualidade da matéria prima dos seus produtos.

Se os pelos da sua barba são ressecados, sem brilho e vida, o uso do óleo de barba é a solução perfeita. Para quem possui uma barba que já supera os 2 cm, o óleo de barba pode ser utilizado com resultados bem mais aparentes.

Agora você percebeu que cuidar da sua barba não é apenas uma frescura e sim uma necessidade que une higiene e aparência.

Cuidar da sua saúde e ao mesmo tempo da sua aparência torna o seu visual mais interessante e vai melhorar inclusive o seu humor, a partir do momento em que você se deparar com os resultados. Lembre-se de escolher sempre os produtos feitos para essa finalidade, ou seja, os específicos para os pelos do rosto masculino. Se antes você não tinha opções próprias para a barba, hoje podemos nos dar ao luxo de escolher qual iremos usar.


 

Voltar